AULA 4 | O QUE É IGREJA ORGÂNICA?

(Faça todas as aulas e módulos, assista todos os vídeos e baixe todos os arquivos. Faça o ‘curso’ com dedicação!). 

Aula 4:

A Igreja Orgânica hoje no Brasil é formada por vários grupos, entre eles destacam-se: Igreja Orgânica, EQUI Orgânica, Caminho da Graça, Igreja no Lar, Igreja em Casa, e irmãos que se reúnem sem nenhuma nomeação ao grupo. O termo “igreja orgânica” provavelmente foi criado por T. Austin-Sparks e se refere a ‘uma igreja’ que vive e se reune de acordo com a realidade espiritual de que a Igreja é um organismo espiritual e não uma organização institucional.

Infelizmente, muitos dos milhões de evangélicos e católicos descontentes com o sistema religioso estão saindo mas ainda estão num processo de transição, de modo que não deixaram títulos, hierarquias, ofertas, etc.

É importante assistir estes dois vídeos a seguir para entender o que está acontecendo atualmente no Cristianismo. A Igreja Orgânica não é uma denominação, pois não tem presidente, vice-presidente, dinheiro, estruturas com sedes e filiais, templos, dogmas e credo. Igreja Orgânica diz respeito a um modelo, um modelo simples, não organizado com CNPJ, mas focando na comunhão entre irmãos e na divulgação do Evangelho da Graça, de graça.

Se alguém registrar o nome ‘Igreja Orgânica’ e construir um templo, colocando uma placa com este nome, pode ter certeza, é algum espertalhão se aproveitando do momento e tentando levar as pessoas novamente ao erro. Não há preocupação, pois quem saiu do sistema religioso plenamente para lá não volta nunca mais. Estamos ligados no Messias, assim como na visão que o Altíssimo mostrou a Jeremias. O Pai queria Seu povo ligado a ele, e o Salvador nos veio trazer isso, nos ligando e religando ao Pai, nos dando acesso ao Santo dos Santos e nos fazendo reis e sacerdotes (Ap 1:6).

CLIQUE NO LINK DO VÍDEO

O modelo de Igreja Orgânica cresce a cada dia, mais dos que os pentecostais. Se o Messias não voltar nos próximos anos, teremos um despertamento como se nunca viu entre os cristãos.

Clique aqui neste link e veja importante matéria que publicamos no The Christian Post sobre o êxodo dos cristãos do sistema religioso.

Orgânica é uma palavra que denota profundidades espirituais incríveis, veja:

Ser orgânico é ser natural e não artificial ou superficial. Espontânea e não fabricada. Feita em casa, e não industrializada. De graça, e não comercializada. Onde todos são iguais como num organismo vivo, e não com hierarquias e cleros. Conteúdo natural, doméstico, e não artifícios e estratégias para domínio do povo. Alimento orgânico é saudável e não com agrotóxicos, venenos, conservantes e acidulantes. Orgânico é sustentável e não poluente ou contagioso. Orgânico é simples e não formalizado, cheio de dogmas e protocolos. Orgânico é você, sua esposa ou esposo, filhos, vizinhos, amigos, irmãos no Messias que se reúnem em qualquer lugar, a qualquer hora, seja ela programada ou espontânea, para comunhão, amor ao próximo e edificação espiritual de todos.

Note em Atos 28: E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Salvador, sem impedimento algum.

Ser Igreja é estar unicamente ligado ao Redentor, não é ser evangélico. Veja bem, nós não somos evangélicos, se evangélicos significa pertencer a uma denominação com códigos de leis humanas e líderes que se amontoam em uma convenção eclesiástica. Somos evangélicos, desde que o termo signifique ser do Evangelho, e propagar este Evagenlho que é da Graça, isto é, não da lei, e é de graça, isto é, não comercializado. Nós somos católicos, desde que o termo signifique ser da Igreja Universal, mas não somos católicos da instituição Católica Romana que surgiu 3 séculos depois de nosso Salvador. Nós somos até apostólicos, porque esta palavra significa ‘ser enviado ao campo missionário’, pois obedecemos o ‘Ide’ do Salvador, mas não somos apóstolicos romanos da instituição ICAR que afirma equivocadamente que Pedro foi o primeiro Papa.

A palavra “orgânica” vem da Biologia e significa algo que nasce e funciona sem ser manipulado geneticamente pelo homem, ou que não recebeu produtos artificiais para se desenvolver ou para combater pragas. E também significa um organismo vivo. Elas não são fundadas. Elas nascem. São organismos vivos, e não organizações (no sentido de instituições). São famílias estendidas e espirituais.

Somos templos de carne, somos organismo, somos orgânicos. E por falar em templos, você prezado aluno (a) já está preparado (a) para irmos ao próximo módulo sobre o Templo?

AULA 4 | O QUE E IGREJA ORGANICA
AULA 4 | O QUE E IGREJA ORGANICA

Foto de uma reunião orgânica nos EUA. Existe um grupo do sistema religioso americano chamado Gaithers, que cantam lindas canções espirituais. Eles também gravaram hinos em formato orgânico. Pena eles pertencerem ao círculo gospel americano e comercializarem seus materiais. Mas sem dúvida o modelo de reunião é algo que eu, Akel, admiro. Uma lareira, um tapete no chão, as pessoas a vontade e com reverência, onde todos podem falar, e todos aprendem, todos são edificados. Não há cronograma, não há status ou preocupação com aparência, roupas, bens materiais. Se respeita a privacidade e a vida pessoal de cada um. Cada um, após o outro, podem profetizar o evangelho, compartilhar testemunhos, orações, salmos e cânticos espirituais (1ª Co 14).

Quem sabe, no final deste “curso” o Pai não falará fortemente ao seu coração, como um dia falou ao meu, e você iniciará reuniões orgânicas na sua casa?

Vídeo-aula 4: 

 

Baixar em PDF a Aula 4 e imprimir: CLIQUE AQUI

AULA 4 | O QUE E IGREJA ORGANICA